quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Coragem e Esperança


Escrevo nesta manhã com o coração apertado.
Os traços de sangue ainda não cessaram.
Ontem fui a emergencia obstétrica, passei a tarde e parte da noite lá. Fiz exames de sangue , de urina e uma outra ultrassom.
No exame de urina a informação é que estou com uma grave infecção urinária. O médico passou para tomar um antibiótico de 6/6horas pelos próximos 10 dias.

Mas o mais preocupnte encontra-se no resultado da ultra.
O saco gestacional está medindo 10,5mm de diâmetro médio
A vesícula vitelina 4,1mm.
O nenem está com 6.9mm
Até ai tudo bem, ele cresceu, o saco gestacional também.
Porém não foi possivel detectar os batimentos cardiacos, sendo concluido  " vitalidade ausente"
Quando recebi este resultado chorei, chorei muito.

Voltei a emergencia obstétrica, onde meu médico do pré-natal estava me esperando. Ao ver o resultado ele disse que iria ficar internada para que fosse induzido o abortamento.
Vocês devem imaginar meu sofrimento e dor.
 Porque na minha cabeça vinham duas coisas conflitantes:
Primeiro agradeci muito a Deus por ele ter permitido que eu, pelo menos uma unica vez tivesse tido a oportunidade de gestar, que ele sabe os caminhos a serem tomados.
E o sentimento que eu tinha feito tudo direito, que tinha buscado as orientações necessárias ao desenvolvimento do bebe e como era triste não tê-lo mais.

Chegou a hora do atendimento com o plantonista. Coração pequeno, pernas fracas, dor na alma.
Ele olhou a ultra, e perguntou como era o sangramento, eu disse que eram traços de sangue, e que não tinha escorrido pelas pernas, que apenas tinha uma aparencia de borra de café e não sangue vivo.
Ele então disse que pode ser algo normal. Que a ultrassom não é preciso 100% e que se assim o fosse bastava vê-lo, coisa que eles também precisam ver a paciente.
Disse que pode não ser uma ameaça de abortamento mesmo não apresentando os batimentos cardiacos, e que ele não iria induzir o abortamento.
Mandou que eu esperasse mais uma semana, e caso viesse ao sangramento de sangue vivo, ai sim voltasse para a emergencia, caso contrário voltar lá apenas na semana que vem onde seria verificada a melhoria da infecção urinária e solicitada nova ultra.

Estou com uma licença para ser levada à junta médica da prefeitura pois ele me afastou por toda esta semana para que fique sem o stress da escola e neste interim consiga falar com minha psquiatra.
Só sei que sinto minha alma num vazio, como se estivesse caindo sem parar.
Esta incerteza, me coloca numa angustia sem tamanho.
É como ter alguém internado numa U.T.I sem poder fazer nada, estando ela dentro de você.
Sei que não posso me dixar abater, que peciso reunir força e coragem interior para que a esperança continue.

Também estou rezando para não cair em depressão profunda sem o auxilio dos meus medicamentos porque esta demanda de humores não me faz bem , é muito complicado controlar sem eles. E que seja feita a vontade de Deus.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia de Médico


Hoje fui a minha primeira consulta com o obstetra. Dr Hidelbrando.
Ele comentou que caso ocorra tudo bem o bebe deve chegar no final da primeira quinzena de abril de 2013.

Meus exames de sangue  não tiveram alterações.
Apenas o TSH (hormonio da tireóide) está alterado, muito baixo. Devo procurar um endocrinologista para regular o medicamento que tomo.
Ele passou novos exames complementares.

Cheguei em casa proximo as 20h.
Observei um leve sangramento cor de ferrugem novamente.
Bom, de acordo com a plantonista que me atendeu da ultima vez só devo me preocupar caso venha este sangramento se tornar vermelho vivo.
Tenho que plantar isso na minha mente, coisa que ta complicado. por mim corria de novo na emergência. Porem seria perda de tempo, da ultima vez ela disse que isso é normal.
NORMAL? puxa!
Ninguém próximo a mim teve gestação assim, que sangrasse... vixe!

Fico pensando como meu marido ta se fazendo de forte. Naverdade ele é um Rochedo!
Aguentar meus humores além destas preocupações!
Sabe. Fico receosa de falar tudo que passa na minha cabeça pra ele, sei que no mundo masculino a gestação demora a ser aceitada, quanto mais pegar toda essa minha ansiedade e jogar em cima dele. Tadinho!

Nestes dias ja olhei modelos de berço, de comodas  e armários. Falei pra ele como quero que ele construa ( ele é marceneiro ). Quando ele construir posto as fotos aqui.
Também tenho visto iluminação , decoração, modelos de bichinhos para pintura em tecido;
estava pensando em confecçionar o enxoval. Não sei até que ponto isto será viável, mas vamos tentar.


Quanto ao prolongamento da minha licença médica Dr. Hidelbrando posicionou-se que ficaria a cargo da minha psiquiatra. Pois estou sem medicação e cabe a ela a decisão se fico no tarbalho e caso entre em crise ela me afastará ou se me afastará para evitar uma crise.
Esta semana vou procurar fazer um encaixe pra que ela tome esta decisão.


sábado, 18 de agosto de 2012

Que Ansiedade!


Estes dias estou acordando cedo.
Normalmente, desde que iniciei o tratamento com os remedios depressores do sistema nervoso central só conseguia acordar depois das 09 horas da manhã. Tinha dias que só conseguia levantar no inicio da tarde.
Então com a gestação tivemos que suspender toda esta medicação, resultado: 06h da manhã ja estou me remexendo na cama e no máximo 07 horas já estou de pé.
O que está fazendo que no meio da tarde necessite tirar aquela soneca de 2h de duração.
Te digo, isso é novidade pra mim. Nunca, e digo nunca porque desde criança, não conseguia dormir à tarde.

Onde moro é distante dos médicos, muitas vezes tenho que pegar 2 conduções para chegar ao local. Tenho ido no minimo 3 vezes por semana desde que o mês começou. Isto está muito cansativo.


Ontém foi o dia de fazer a ultrassom.
No laudo foi colocado que o coração do feto bate a 106 b.p.m; e que estámedindo 0,3cm.
A vesicula vitelina está ecograficamente normal.
Que é uma gestação única (não são gêmeos)
e que está com 5 semanas e alguns dias.
Porém informa que o saco gestacional está desproporcional ao embrião. Mesmo estando normoimplantado e de formato regular 0,68cm. A medica pede acompanhamento ecografico para verificação.
Fora isso tudo nestes 6 meses surgiu um cisto no ovário esquerdo de 6,4cm.

Fiz minhas pesquisas dentro de causas possiveis para a desproporcionalidade e a informação seria a má nutrição para o feto.
Estou superansiosa para que o dia 27 chegue logo.
Tentei ver se conseguia ser atendida mais cedo pelo obstetra mais não tem vaga.
Dia 22 vou falar com o cirurgião que fez a bariatrica pra ver se ele dá uma luz.
A nutricionista que vi no dia 7 passado disse que qualquer problema é o obstetra que irá passar a suplementação alimentar.
Vixe! vocês não imaginam a pilha que estou.


Estou comendo sem ter fome, pra ver se consigo atingir a meta de 1500 calorias. Ultimamente estava fazendo uma média de 700/900 calorias dia. Até falar com o médico.
Oro a Deus para que este nenem não fique com sequelas gestacionais por má nutrição.
O tamanho dele está no limite para a  sua idade.

Tenho que manter a tranquilidade, (dentro do limite da bipolaridade) para que as coisas prosigam bem.
De resto é esperar!


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Primeira Ultrassom

Não canso de observar as coisas que estão acontecendo comigo.
É incrivel como de repente consigo ver mulheres grávidas, crianças de colo, coisas de nenem. Parece até que o mundo "engravidou" comigo. Tudo está mais colorido. Vejo cores que geralmente nunca me agradam: cores pastéis. Elas agora parecem estar centralizadas em minha ótica.

Não nego que os cheiros, enjoos, sono e apatia são constantes. 

Proxima sexta dia 17/08 farei a primeira ultrassom, o que será que poderá distinguir?

Na 5ª semana através de uma ultra-sonografia marcada médico poderá ser detectado os batimentos cardíacos do seu bebê. Ou seja, pode-se ouvir nitidamente o coraçãos do bebê que já está batendo a muito tempo mas ainda não era passível de observação! O crescimento do embrião nesta semana encontra-se aproximadamente entre 1,5 à 2,5 milímetros. Então através de uma ultra-sonografia também é possível visualizar o bebê e diferenciar algumas parte do seu corpo.

Pelos meus calculos estarei entrando neste dia na 6ª semana e meu bebe passará por esta transformação.

(De acordo com o site: www.semanaasemana.com.br que fala sobre a gestação semana a semana)

 Até o final da 6ª semana o bebê poderá medir entre 4 à 6mm e o seu coração começará a bater em um ritmo cardíaco mais regular, enquanto isso, os seus membros superiores e inferiores começam a se formar, assim como os seus órgãos tais como rins e fígados.O cérebro do  bebê e o seu sistema nervoso também estão se desenvolvendo, assim como as vesículas óticas, que mais tarde formarão os olhinhos.
 Ando sonhando com as coisinhas que vou comprar para o nenem, como vou montar o quarto, as cores que irei colocar, as lembrancinhas para a chá, aff! Tanta coisa na cabeça!
Como um ser tão pequenino muda sua vida de cabeça pra baixo!
A principio so tinha em mente minha estética, por conta da redução do estômago. Que iria começar a usar números menores nas roupas. Ainda bem que não me desfiz de nenhuma roupa!
Agora so penso nas roupas de grávida,kkkk!

Meu esposo é um cara 10!
Sabe, não é qualquer um que consegue conviver com um bipolar, muito menos sem medicação e grávida! Amo-o muito! Ele é fundamental neste processo que estou vivendo.



domingo, 12 de agosto de 2012

Estou Grávida!






Oi.
Meu nome é Ana, tenho 39 anos, casada, tenho T.A.B (bipolar), passei por uma redução de estomago tem 5 meses e estou sendo mãe pela primeira vez.

Inicialmente com a redução de estomago tive de suspender meus remédios para o tratamento de T.A.B, retomando-os com 3 meses após a cirurgia. Minha psquiatra passou então a colocar uma dosagem reduzida da medicação e me avisou de uma possivel queda em depressão. Caso isto viesse a acontecer eu deveria  dobrar a dose que estava tomando e voltar pra ela o mais rápido possível.

No dia 12 de julho de 2012 iniciou uma série de sintomas (nauseas, tontura, sudorese nas mãos e pés, dor de cabeça, salivação, e eu estava chorando sem motivo.) que me fizeram pensar que estava tendo o inicio de um ataque de pânico com possivel queda para depressão.
Não conseguia sair de casa, os cheiros estávam insuportáveis e ficava muito tonta. Resolvi então seguir a prescrição passada pela médica  e dobrar a dosagem do remédio.

No dia 27 de julho mesmo tomando a medicação conforme orientada não estava fazendo efeito e percebi que minha menstruação estava ausente por 4 dias. Neste instante a idéia da possibilidade de gravidez  veio em minha mente. Resolvi por conta própria suspender todas as medicações que tomava cuja bula informava que causava má formação fetal.

Era fim de semana, minha sogra estava aniversariando e eu fiquei de levar para o almoço da familia uma Brandada de Bacalhau à Carol, o que me foi muito penoso fazer pois os aromas estavam me enjoando.

Sou uma pessoa que gosta de comer galinha, molhos, doces etc. (não é por menos que tive de fazer a redução de estomago - iniciei o projeto estava com 110kg; atualmente estou com 84700g) porém na festa de aniversário não estava conseguindo comer nada, não pela redução, mas porque tudo me enjoava.
Conversando com minha cunhada, perguntei como tinha acontecido o inicio da gestação dela, muitos dos sintomas que ela descreveu eu estava tendo. Decidi que compraria um teste de farmácia na segunda feira.

Acordei, iniciei o dia com muitas espectativas.
Fiz uma comparação de preços destes testes de farmácia  a diferença de preço é gritante.
Achei um q me dava garantia de 99,6% e que cabia no meu bolso.
Cheguei em casa e fui ler a bula - a informação consistia que deveria ser na primeira urina, com um intervalo maior de 6h entre elas.
Aff! pense numa agonia!
E eu tava conseguindo ficar 6h sem ir ao banheiro?
Realmente tive de esperar o outro dia.

Terça  pela manhã corri para fazer o teste. No prospecto dizia que se aparecesse 2 listras não importando a tonalidade da segunda este é um resultado positivo.
Apareceu a segunda, porém bem, bem clarinha.
Fui fazer o exame de sangue; tenho plano de saúde e segui para emergência.
O ginecologista de plantão escutou meu caso e mandou em carater de urgencia o exame ficar pronto ( 24h para sair o resultado ). Voltei pra casa, estava uma pilha de nervos, porém não queria transparecer.

Eu e meu marido fomos pegar o resultado (positivo). Eu não sabia se ria ou se chorava.
Um filho foi algo que sempre quiz ter porém minha situação psquiátrica impedia de ter ou adotar.
Tinha programado uma laqueadura para após 1 ano da bariátrica, e agora após 5 meses estava grávida!

Vocês podem estar a se perguntar: por que não usou um método anti-conceptivo?
Resposta: sou alérgia a polimeros, a cobre, e os metodos hormonais tinham interação medicamentosa com os remédios da psquiatria que me faziam sangrar intensamente por 20 dias sem eficacia comprovada. - A solução era cirurgica.

Também podem estar se perguntando porque não adotar?
Bem, você ja conviveu com um bipolar? É muito complicado para a criança.

E este é meu grande receio. Será que vou conseguir ser uma boa mãe. Não serei agreciva com a criança?

Segui a semana buscando informações, fui ao dentista, que me informou q o tratamento so poderá ser continuado após os 3 meses de gestação.
A psquiatra disse que so poderá me afastar das atividades laborais depois do parecer do obstétra.
A nutricionista disse que os 2 comprimidos de multivitaminico que tomo por enquanto vai sendo sufisciente, porém passou uma série de exames de sangue para que quando tiver a consulta com o ginecologista. De acordo com ela , ele é quem fará a indicação dos compostos que tomarei para suprir as necessidades da gestação, uma vez que por conta da gastroplastia estou tendo menor absorção de nutrientes.

Neste ultimo sábado dia 11/08 devo ter completado 4 semanas de gestação. Lá pelas 23h iniciou um sangramento vaginal que me fez desesperar.
Fomos a U.P.A e me informaram q deveria ir a uma maternidade. Seguimos de taxi então para emergencia, onde a medica de plantão nos informou que é uma situação normal, e que se o sangue ficar em vermelho vivo ai sim deveria me preocupar. O que aconteceu foi o óvulo fixando-se ao endométrio.
Porém, hoje dia dos pais, não irei a casa dele. Meus pais acham por bem que fique em casa em repouso.É o que estou fazendo.