domingo, 12 de agosto de 2012

Estou Grávida!






Oi.
Meu nome é Ana, tenho 39 anos, casada, tenho T.A.B (bipolar), passei por uma redução de estomago tem 5 meses e estou sendo mãe pela primeira vez.

Inicialmente com a redução de estomago tive de suspender meus remédios para o tratamento de T.A.B, retomando-os com 3 meses após a cirurgia. Minha psquiatra passou então a colocar uma dosagem reduzida da medicação e me avisou de uma possivel queda em depressão. Caso isto viesse a acontecer eu deveria  dobrar a dose que estava tomando e voltar pra ela o mais rápido possível.

No dia 12 de julho de 2012 iniciou uma série de sintomas (nauseas, tontura, sudorese nas mãos e pés, dor de cabeça, salivação, e eu estava chorando sem motivo.) que me fizeram pensar que estava tendo o inicio de um ataque de pânico com possivel queda para depressão.
Não conseguia sair de casa, os cheiros estávam insuportáveis e ficava muito tonta. Resolvi então seguir a prescrição passada pela médica  e dobrar a dosagem do remédio.

No dia 27 de julho mesmo tomando a medicação conforme orientada não estava fazendo efeito e percebi que minha menstruação estava ausente por 4 dias. Neste instante a idéia da possibilidade de gravidez  veio em minha mente. Resolvi por conta própria suspender todas as medicações que tomava cuja bula informava que causava má formação fetal.

Era fim de semana, minha sogra estava aniversariando e eu fiquei de levar para o almoço da familia uma Brandada de Bacalhau à Carol, o que me foi muito penoso fazer pois os aromas estavam me enjoando.

Sou uma pessoa que gosta de comer galinha, molhos, doces etc. (não é por menos que tive de fazer a redução de estomago - iniciei o projeto estava com 110kg; atualmente estou com 84700g) porém na festa de aniversário não estava conseguindo comer nada, não pela redução, mas porque tudo me enjoava.
Conversando com minha cunhada, perguntei como tinha acontecido o inicio da gestação dela, muitos dos sintomas que ela descreveu eu estava tendo. Decidi que compraria um teste de farmácia na segunda feira.

Acordei, iniciei o dia com muitas espectativas.
Fiz uma comparação de preços destes testes de farmácia  a diferença de preço é gritante.
Achei um q me dava garantia de 99,6% e que cabia no meu bolso.
Cheguei em casa e fui ler a bula - a informação consistia que deveria ser na primeira urina, com um intervalo maior de 6h entre elas.
Aff! pense numa agonia!
E eu tava conseguindo ficar 6h sem ir ao banheiro?
Realmente tive de esperar o outro dia.

Terça  pela manhã corri para fazer o teste. No prospecto dizia que se aparecesse 2 listras não importando a tonalidade da segunda este é um resultado positivo.
Apareceu a segunda, porém bem, bem clarinha.
Fui fazer o exame de sangue; tenho plano de saúde e segui para emergência.
O ginecologista de plantão escutou meu caso e mandou em carater de urgencia o exame ficar pronto ( 24h para sair o resultado ). Voltei pra casa, estava uma pilha de nervos, porém não queria transparecer.

Eu e meu marido fomos pegar o resultado (positivo). Eu não sabia se ria ou se chorava.
Um filho foi algo que sempre quiz ter porém minha situação psquiátrica impedia de ter ou adotar.
Tinha programado uma laqueadura para após 1 ano da bariátrica, e agora após 5 meses estava grávida!

Vocês podem estar a se perguntar: por que não usou um método anti-conceptivo?
Resposta: sou alérgia a polimeros, a cobre, e os metodos hormonais tinham interação medicamentosa com os remédios da psquiatria que me faziam sangrar intensamente por 20 dias sem eficacia comprovada. - A solução era cirurgica.

Também podem estar se perguntando porque não adotar?
Bem, você ja conviveu com um bipolar? É muito complicado para a criança.

E este é meu grande receio. Será que vou conseguir ser uma boa mãe. Não serei agreciva com a criança?

Segui a semana buscando informações, fui ao dentista, que me informou q o tratamento so poderá ser continuado após os 3 meses de gestação.
A psquiatra disse que so poderá me afastar das atividades laborais depois do parecer do obstétra.
A nutricionista disse que os 2 comprimidos de multivitaminico que tomo por enquanto vai sendo sufisciente, porém passou uma série de exames de sangue para que quando tiver a consulta com o ginecologista. De acordo com ela , ele é quem fará a indicação dos compostos que tomarei para suprir as necessidades da gestação, uma vez que por conta da gastroplastia estou tendo menor absorção de nutrientes.

Neste ultimo sábado dia 11/08 devo ter completado 4 semanas de gestação. Lá pelas 23h iniciou um sangramento vaginal que me fez desesperar.
Fomos a U.P.A e me informaram q deveria ir a uma maternidade. Seguimos de taxi então para emergencia, onde a medica de plantão nos informou que é uma situação normal, e que se o sangue ficar em vermelho vivo ai sim deveria me preocupar. O que aconteceu foi o óvulo fixando-se ao endométrio.
Porém, hoje dia dos pais, não irei a casa dele. Meus pais acham por bem que fique em casa em repouso.É o que estou fazendo.





Um comentário:

  1. Que bom você estar com esse Blog, só assim vou acompanhar você mais de perto. Tenho certeza que você será uma boa mãe que Deus te abençoe a você, seu marido (o qual as tias o ama também) e o futuro nene. Fique com Deus

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! deixe seu recado ou sugestão.